conecte-se conosco

Pará / Santarém

Setran retoma trabalho de recuperação da PA-256 nesta segunda-feira

Publicado

em

📷 Sidney Oliveira

Serão retomados, nesta segunda-feira (16), os trabalhos de recuperação de um trecho de 15 metros da PA-256, localizado próximo a entrada do município de Paragominas. Equipes da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) que já trabalhavam no local, receberam hoje (15) todo o material necessário para dar continuidade a obra.

Esse trecho da PA-256 rompeu, na última quinta-feira (12), por conta da forte enxurrada que atingiu o município de Paragominas. A tubulação que escova as águas do Rio Capim também ficou destruída.

Wallace Gaspar, engenheiro chefe do 7° Núcleo Regional Setran, explica as próximas ações a serem realizadas. “Vamos iniciar criando a base que sustentará o bueiro metálico corrugado (tubulação) por onde passará a água dos rios, substituindo o que foi quebrado. Ele tem 14 metros de extensão e dois metros de diâmetro, material adequado para dar vazão a água e corrigir o problema”, explicou.

Ainda de acordo com o engenheiro, após a base feita, será colocada a laje de concreto armado, preenchimento com areia e seixo, para em seguida finalizar com a piçarra e o asfalto. “Se a previsão do tempo nos ajudar, vamos concluir e liberar a rodovia até a próxima quinta-feira (19)”, complementou.

Por enquanto, quem precisa sair de Paragominas em direção a Tailândia pela PA-256, passando por Ipixuna, Tomé-Açu e Acará acessa uma via alternativa, que está sendo mantida pelo estado, a um quilômetro da sede do município, próximo a antiga Jacaúna, na entrada de uma fazenda. Ela tem 8,5km de extensão, que depois dá acesso novamente a PA. “Estamos com máquinas no local fazendo manutenção permanente para favorecer o tráfego”, complementou Wallace Gaspar.

Na parte interna da cidade, a Prefeitura de Paragominas, com apoio de máquinas do Estado, vem fazendo os serviços de desobstrução de bueiros e de limpeza de pontes, tudo para restabelecer, o mais breve possível, a normalidade no município.

O abastecimento de água na cidade também ocorre normalmente. De acordo com a Sanepar, empresa de saneamento municipal, algumas casas que estão sem o fornecimento correto por conta do rompimento de sua rede hidráulica interna, ocorrido após a enxurrada, têm recebido água mineral da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), assim como moradores do bairro Promissão II, onde não há abastecimento pela Sanepar e houve contaminação da água dos poços.

A vacinação também continua no município. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) faz a imunização de toda a população que, de alguma forma foi atingida pela enxurrada e entrou em contato com a água. Estão sendo aplicadas as vacinas de tríplice viral, hepatites A e B e tétano. A vacinação ocorre em pontos nos bairros afetados e também nos postos de saúde do município.

Previsão do tempo – Para esta segunda-feira, a previsão em Paragominas é de madrugada com chuva fraca em pontos isolados. De manhã, há possibilidade de tempo nublado com eventos de chuva fraca. No período da tarde e noite existe tendência para céu encoberto com eventos de chuvas intermitentes, com intensidade variando entre moderada a forte. O tempo instável pode ser acompanhado de trovoadas.

Defesa Civil – Desde a manhã de quinta-feira, equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual intensificam as ações nos bairros atingidos. No sábado (14), os bombeiros estiveram no bairro do Laércio, o mais atingido pela enxurrada para dar apoio às famílias atingidas.

Continue lendo
Anúncio
Comentários

Pará / Santarém

Entrega de viaturas marca homenagem na Câmara de Vereadores de Santarém

Publicado

em

📷 Samuel Alvarenga

Profissionais das Polícias Civil e Militar do Pará foram homenageados, na tarde desta terça-feira (24), pela Câmara de Vereadores de Santarém, na região do Baixo Amazonas, durante Sessão Pública Especial em alusão ao dia das duas instituições, comemorado em 21 de abril. Vinte profissionais, com atuação destacada e reconhecida pela sociedade, receberam o certificado “Heróis do Tapajós”. Após a solenidade, o comandante-geral da PM, coronel Hilton Benigno, entregou novas viaturas que serão repassadas a municípios da área de abrangência do CPR-1.

Entre os servidores da Polícia Militar estavam o comandante geral, coronel Hilton Benigno; o comandante do CPR-1, coronel Heldson Tomaso; os comandantes do 3º e 35º BPM, tenente-coronel Aldemar Maués e tenente-coronel Cíntia Raquel Cardoso; o comandante da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ªCime), major Wilton Chaves, e a coordenadora regional do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), subtenente Duth Cordeiro.

Com o certificado conferido pela Câmara, o coronel PM Hilton Benigno afirma que o momento é de muito trabalho, mas também de reconhecimento pelos 200 anos da corporação no estado do Pará. “É um momento de muita alegria e felicidade, principalmente por conta da marca que estamos chegando: 200 anos da presença da Polícia no estado do Pará e na Amazônia. O momento é de agradecimento ao povo, que é a razão de ser da Polícia Militar. Precisamos, também, refletir o momento que o país vive. Um momento muito delicado, talvez seja o pior momento do Brasil, com crise financeira, política, moral e de valores, que certamente contribui para o aumento da criminalidade, com consumo de drogas exagerado, muitos jovens presos ou morrendo. Por tudo isso precisamos mais do que nunca estar juntos para fazermos o enfrentamento à criminalidade. Exemplos como o Proerd, que chamamos de prevenção primária, é o caminho que devemos seguir”, argumenta o coronel.

Profissionais com mais de 10 ou 20 anos de serviço também foram reconhecidos, entre eles o atual coordenador da área de Segurança Pública do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, delegado Gilberto Aguiar; o superintendente regional de Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, Nelson Silva; o diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, Germano do Vale e o delegado Rilmar Firmino, ex-delegado geral da Polícia Civil, que destacou os avanços na segurança pública, mesmo em um momento tão complicado para o país e para os estados.

“Apesar da crise pela qual estamos passando é necessário lembrar os esforços da gestão em prover os profissionais da segurança pública com equipamentos e estrutura adequada e, também, reforçando o contingente de quadro pessoal por meio de concursos públicos. O estado do Pará em um intervalo de quatro anos promoveu dois concursos para a PC. Isso demonstra a responsabilidade com a instituição”, lembrou o delegado.

O secretário regional de Governo, Olavo das Neves, destacou a competência e a importância das duas instituições na região. “É muito importante contar com homens e mulheres comprometidos com a segurança pública. Estamos cercados de pessoas competentes, que abraçam sua profissão. A sociedade só tem a ganhar”, observou.

Viaturas

A solenidade foi marcada, também, pela entrega de novas viaturas para Batalhões e Companhias de Polícia nos municípios de Santarém (15), Monte Alegre (3), Oriximiná (2), Juruti (1) e Óbidos (1). De acordo com o Comando Geral da PM, toda a frota de veículos será renovada.

“Há mais ou menos 20 dias iniciamos a renovação e o aumento da nossa frota. Já houve a entrega de algumas viaturas na Região Metropolitana de Belém, no sul e sudeste e agora estamos vindo para o oeste. Hoje entregamos essas viaturas, possivelmente, já na semana que vem mais viaturas e motocicletas, então até o final do mês de maio toda a frota será renovada”, informou o coronel PM Hilton Benigno.

Continue lendo
Anúncio

Brasil

Anúncio

Mundo

Ciência

Mais Vistas