conecte-se conosco

Tecnologia

Qual é o melhor momento para recarregar a bateria do celular?

Publicado

em

Entre os cuidados com a bateria do celular, saber a hora de carregar é um dos principais: é preciso deixar descarregar tudo? Tenho que esperar a carga chegar a 100% para desplugar o aparelho da tomada?

O professor de Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), as informações são de Décio Gazzoni dada ao site VIX.

Carregar bateria do celular: há melhor momento?

Quando a tela do celular aponta “bateria fraca”, bate um desespero. E, além de correr o risco de ficar sem comunicação, muita gente acredita que recarregar a bateria apenas nesse momento pode comprometer a vida útil do equipamento.

Afinal, qual é o melhor momento para carregar? Perto dos 100%, quando o celular mostra ‘bateria fraca” ou é preciso deixar o celular chegar a 0% para, então, recarregar?

“Em tese, não há diferença”, declara o professor Décio Gazzoni. “A única coisa é que o carregamento será mais rápido enquanto a bateria estiver na faixa de 0 a 70% de carga, aproximadamente, e diminuirá progressivamente de velocidade conforme ruma aos 100%”.

Isto significa que “dar uma carguinha” antes de sair de casa em uma bateria que já aponta de 70% a 90% de capacidade para chegar aos 100% pode demorar mais do que se a carga estivesse entre 40% e 60%, por exemplo.

Há um bom motivo para deixar a bateria acabar

Se você consegue lidar bem com o fato de sua bateria chegar a zero, essa prática tem até um ponto positivo, como explica o professor.

“Uma descarga completa periódica pode ser interessante para melhor estimar a carga (porcentagem) da bateria, embora na verdade não afete a saúde da bateria”.

Por que é bom?

Tudo se explica por esse detalhe: a vida útil da bateria é medida em “ciclos de carga” (quando ele vai de 100% a 0%).

Deixá-la descarregar completamente (e carregar 100% com frequência), ajuda a regular a indicação percentual que aparece na tela.

“Para garantir a melhor estimativa possível, é necessário que o aparelho conheça os limites da carga máxima (100%) e mínima (0%). Isso porque a bateria degrada com o tempo, então ela precisa descarregar completamente de vez em quando para atualizar a estimativa da carga mínima”.

Se isso não é feito, como afirma o professor, existe o risco de a bateria se tornar “mentirosa”: ela indica 10% de carga e, no minuto seguinte, desliga.

“Mas, note que essa prática não influencia diretamente na saúde da bateria, apenas ajuda a prevenir o usuário de ser pego de surpresa com o celular sem carga”.

 Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Anúncio

Tecnologia

Space X lançará satélites para criar rede de banda larga global

Publicado

em

Foto: Reuters / Thom Baur

Após o inesquecível lançamento do potente foguete Falcon Heavy X – que enviou um carro elétrico em direção a Marte -, a Space X está voltando a sua rotina.

Neste fim de semana, a empresa vai fazer um novo lançamento do Falcon 9 para levar dois satélites experimentais que farão parte de um plano em escala global de banda larga.

De acordo com o ‘The Verge’, o envio dessas duas tecnologias – chamadas de Microsat-2a e Microsat-2b – fazem parte de um plano ousado que consiste em criar uma constelação gigante de cerca de 12.000 satélites, que irão orbitar a Terra de forma sincronizada.

Esta frota de satélites irá transmitir conexão à Internet para antenas na superfície do planeta. A tecnologia ficará em movimento constante ao redor do planeta e supostamente será capaz de fornecer cobertura em praticamente qualquer ponto do planeta, a qualquer momento.

De acordo com o presidente da Federal Communications Commission (FCC), Ajit Pai, “a tecnologia dos satélites pode ajudar os americanos que vivem em meios rurais ou em sítios onde os cabos de fibra ótica não chegam”.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Brasil

Ciência

Mundo

Anúncio

Mais Lidas