Conecte-se conosco

Pará / Santarém

Prefeitura abre inscrições para curso de manipulação de alimentos em Santarém

Publicado

em

📷 Deyse Lima

A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está com inscrições abertas para o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O curso terá quatro turmas, com 50 (cinquenta) vagas cada uma.

O treinamento terá a duração de dois dias para cada turma. O período dos cursos será de 3 a 13 de abril, nos horários da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h), no auditório da Divisa, localizada na Av. Moaçara, anexo ao prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas dependências do próprio órgão, no horário das 8h às 13h. A capacitação é destinada especialmente aos donos de estabelecimentos que trabalham com o preparo e a manipulação de alimentos.

Estudos mostram que cerca de 60% das enfermidades de origem alimentar, causadas por microrganismos patogênicos, têm como responsáveis os manipuladores de alimentos. Daí a importância do curso, para garantir o controle de qualidade não só no preparo dos alimentos, mas também na sua manipulação, proporcionando maior segurança higiênico-sanitária aos consumidores.

De acordo com a nutricionista da Divisa, Cristiane Reale Simões, serão repassadas instruções sobre destino do lixo; higiene de utensílios; segurança no trabalho; qualidade da água; manutenção, distribuição e segurança alimentar; matéria prima, ingredientes e embalagens; higiene pessoal; manipulação higiênica dos alimentos; e controle de saúde.

O objetivo é conscientizar os vendedores sobre os riscos de contaminação por meio da manipulação de alimentos, baseado no Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC nº 216 de 15/09/2004). Ao final do curso, os alunos receberão certificado de participação.

Continue lendo
Ad
Comentários

Pará / Santarém

Caixa inicia pagamento do FGTS para vítimas de enxurrada em Santarém

Publicado

em

Foto: Divulgação

Caixa Econômica Federal iniciou quinta-feira (21), o atendimento para o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes em Santarém que foram vítimas de enxurradas no início do ano.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Darlison Maia, os atendimentos para liberação do FGTS acontecem no período de 21 de junho a 4 de julho de 2018, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, no horário de expediente das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira. O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada, limitado a R$ 6.220,00. “Nós credenciamos 211 famílias e a Caixa Econômica está liberando o pagamento para aquelas pessoas que foram afetadas pelas chuvas e que estão dentro dos critérios estabelecidos pela Defesa Civil Municipal e pela agência bancária. É importante ressaltar que para receber o benefício a pessoa precisa ter saldo no FGTS”, explicou o Coordenador Municipal da Defesa Civil Darlison Maia.

O trabalhador poderá solicitar a liberação do FGTS apresentando os documentos necessários para saque (originais e cópias): Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); comprovante de residência com data anterior a decretação da calamidade ou comprovante de endereço por Declaração emitida pela Prefeitura, em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente, onde ateste que o trabalhador é residente da área atingida. Com informações do É Notícia Santarém

Continue lendo
Ad

Facebook

Brasil

Ad

Mundo

Mais Vistas