conecte-se conosco

Pará / Santarém

Parte do empurrador naufragado já pode ser vista no rio Amazonas

Publicado

em

[dropcap]D[/dropcap]

epois de 14 dias de trabalho, a ação de resgate do empurrador TBL CXX, de propriedade da empresa Bertolini, conseguiu içar a embarcação para 20 metros profundidade, no rio Amazonas. Uma pequena ponta da estrutura frontal da embarcação já emergiu. Na segunda-feira, 27, por volta das 17 horas, o empurrador, em posição emborcada, foi desprendido dos cerca de 60 metros em que se encontrava.

O TBL CXX naufragou no dia 2 de agosto após se chocar com um navio da empresa Mercosul Santos, às proximidades da cidade de Óbidos, oeste do Pará. O empurrador deslocava nove balsas que transportavam grãos de Porto Velho, em Rondônia, para a cidade de Santarém. Nove vítimas do naufrágio ainda estão desaparecidas.

Com a reflutuação do empurrador, a expectativa é para a localização dos corpos. Nesta terça-feira, o representante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, delegado Dilermando Dantas, diretor do Grupamento Fluvial, informou aos familiares das vítimas o andamento do plano de salvatagem e as etapas ainda previstas que devem perdurar até o final desta semana.

Os trabalhos de salvatagem do empurrador da empresa Bertolini continuam na manhã desta quarta-feira. A área de operação está a 15 quilômetros da sede da cidade de Óbidos. Por meio de cabos de aço, um guindaste garantirá a suspensão do empurrador TBL CXX até a retomada das atividades. O içamento total, a colocação de uma rede sobre a embarcação e a movimentação para uma espécie de dique flutuante são ações previstas para esta quarta-feira, 29.

Equipe de peritos do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” está de prontidão em Óbidos e aguarda a colocação da embarcação no dique, a fim de iniciar o trabalho de perícia técnica em possíveis corpos e no empurrador. Atuam ainda na operação, representantes da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, juntamente com a empresa Smit, contratada pelo grupo de seguradoras da Bertolini Ltda.

Anúncio

Pará / Santarém

Prefeitura de Santarém reúne com OS que vai gerenciar Hospital Municipal e UPA

Publicado

em

Foto: Ronaldo Ferreira

Em reunião realizada na manhã desta sexta feira (23), no gabinete da Prefeitura de Santarém, o Prefeito Nélio Aguiar, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Edson Filho e representantes da Procuradoria do Município discutiram junto com a OS que vai gerenciar o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cláusulas e propostas de alteração no contrato de prestação de serviço.

Após seleção e chamada pública, o processo licitatório entra na fase final e neste momento o Instituto Panamericano de Gestão está em Santarém para visita técnica no Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A partir do dia 01 de março o contrato entrará em vigor e o Instituto assumirá a gestão destas Unidades, passando primeiramente por um período de transição com a gestão própria para alinhamento.

 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Brasil

Ciência

Mundo

Anúncio

Mais Lidas