Início Pará Fiscalização da Semas apreende madeira e interdita serrarias

Fiscalização da Semas apreende madeira e interdita serrarias

470

A interdição de serrarias clandestinas e apreensão de quase 3,5 mil metros cúbicos de madeira em toras, de várias espécies, foi o resultado da fiscalização feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no município de Santa Luzia do Pará, nordeste do Estado, na quarta-feira (7). O flagrante ocorreu depois de uma investigação da equipe de fiscais da Semas, que detectou a atividade ilícita no município.

Quatro serrarias funcionavam totalmente irregulares na localidade de Vila Nazaré, em Santa Luzia. As serrarias não estão inscritas no sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (Ceprof), da Semas; não têm licença ambiental de operação e nem alvará de funcionamento, documentos indispensáveis à legalização da exploração florestal.

Angelim, maçaranduba e guajará estão entre as espécies, de alto valor comercial, apreendidas pelos fiscais ambientais durante a operação, que teve apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O Estado é o fiel depositário do bem apreendido, e esse material vai ser destinado para doação ou leilão.

O diretor de Fiscalização da Semas, Jorge Antonio Dias, avaliou que as operações da Secretaria têm eficácia a partir de um trabalho conjunto com o Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam) e apoio de outros órgãos estaduais e municipais. “As ações de combate a ilícitos ambientais permanecem por todo o ano, em todas as regiões do Pará, interinstitucional e através de monitoramento permanente para o êxito das operações”, informou