conecte-se conosco

Saúde

Estudo comprova, você pode perder dois quilos e meio só de ficar em pé

Publicado

em

Foto: BILLION PHOTOS/SHUTTERSTOCK

Um estudo norte-americano mostrou que é possível perder peso apenas ficando em pé. O resultado foi atestado pela análise de outras pesquisas e ainda calculou quantos quilos é possível reduzir em um ano. Entenda:

Ficar em pé ajuda a perder peso

pesquisa, publicada no Jornal Europeu de Prevenção Cardiológica e elaborada por pesquisadores da Mayo Clinic, analisou se adultos queimam mais calorias em pé do que sentados por meio da avaliação de mais de 46 estudos com 1.184 participantes com idade média de 33 anos.

“Nossa revisão mostrou que ficar em pé queima mais calorias do que sentado”, revelou um dos autores do documento, o cardiologista Farzane Saeidifard.

Foi constatado que a posição ereta queima 0,15 calorias a mais por minuto do que a sentada.

Assim, um adulto de 65 quilos que permanecesse em pé por seis horas queimaria 54 calorias, o que significaria menos 2,5 quilos em um ano e menos 10 quilos em quatro anos.

Ainda são necessárias novas análises para confirmar o fato e elucidar as explicações por trás dele.

Outros riscos

Nos Estados Unidos, a média de tempo que as pessoas passam sentadas é de sete horas por dia; já na Europa, esse índice varia entre 3,8 e 6,8 horas. Ainda não existem dados referentes ao Brasil, mas acredita-se que os números por aqui não sejam muito diferentes.

Ficar sentado o dia todo ainda causa malefícios para a saúde como aumento do risco de desenvolver obesidade, diabetes e doenças do coração.

Anúncio

Saúde

Adesivo que queima gordura pode virar realidade em breve

Publicado

em

Foto: Nanyag Technological University

Publicada na revista Small Methods, a invenção estimula a própria gordura do corpo para a queima através de um adesivo composto por microagulhas. Um experimento feito com ratos de laboratório mostrou que a técnica reduziu a massa gorda nos animais após o uso.

De acordo com o estudo, as microagulhas envoltas em uma cobertura adesiva aplicada sobre a pele fazem com que o corpo realize o processo ao liberarem uma substância capaz de transformar a gordura branca, responsável pelo ganho de peso, em gordura marrom, que ajuda na queima de energia.

Os cientistas afirmam que, com as microagulhas incorporadas na pele dos ratos, as gorduras ao redor começaram a se tornar marrom em cinco dias, o que ajudou a elevar o gasto energético dos roedores, levando à redução do ganho de gordura corporal.

Em quatro semanas, o método reduziu em 30% o ganho de peso nos animais testados.

Como consequência da redução do peso, os ratos que usaram os adesivos também apresentaram queda nos níveis de colesterol. Segundo os pesquisadores, o método pode ser considerado seguro, já que os adesivos já contêm a dose correta da substância a ser consumida pelo corpo.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Brasil

Ciência

Mundo

Anúncio

Mais Lidas