Conecte-se conosco

Brasil

Brasil e Reino Unido assinam acordos para diminuir barreiras comerciais

Publicado

em

📷 Divulgação/Ministério da Indústria

Brasil e o Reino Unido firmaram nessa quarta-feira (28) um memorando de entendimento para fortalecer o comércio entre os países, além de um acordo para acelerar a análise de pedidos de patentes. Com a formalização, durante a 10ª reunião do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Reino Unido – Brasil (JETCO, na sigla em inglês), espera-se a redução de barreiras ao comércio bilateral e a intensificação da cooperação e exportação.

Assinado em Londres pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, e pelo ministro de Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, o memorando prevê instrumentos de facilitação da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o suporte à reestruturação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Já o acordo para agilizar a liberação de patentes irá funcionar por meio do trabalho conjunto entre o Inpi e o Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (UKIPO, na sigla em inglês). Após a patente ter sido concedida por um dos escritórios, o solicitante pode pedir que o exame da patente seja priorizado no outro país, o que estimula a inovação e criatividade do setor privado.

Relações bilaterais

Por meio do Prosperity Fund, um fundo de cooperação do governo britânico, projetos brasileiros receberam cerca 14 milhões de libras entre 2011 e 2016. No ano passado, o comércio entre o Reino Unido e o Brasil movimentou US$ 5,15 bilhões. “Apenas nos dois primeiros meses deste ano, nosso intercâmbio de bens já cresceu 30% de lado a lado, o que demonstra o potencial existente para o incremento de nossas trocas comerciais”, reforçou o ministro Marcos Jorge.

  • Portal Brasil.
Continue lendo
Comentários

Brasil

Acidente deixa oito mortos e mais de 50 feridos em rodovia de MG

Publicado

em

Foto: Divulgação/PRF-MG

Ao menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira em um acidente no quilômetro 474 da BR-251, em Minas Gerais. Segundo os bombeiros, 53 pessoas ficaram feridas – a maioria sem gravidade.

O acidente envolveu ao menos onze veículos, sendo cinco carretas, um ônibus e cinco carros – alguns deles chegaram a ficar em chamas.

A colisão aconteceu por volta das 8h30 na região da cidade de Francisco Sá. De acordo com os bombeiros, um dos veículos atingiu a traseira do ônibus, gerando um engavetamento. Ainda não há detalhes do acidente, mas segundo a Polícia Rodoviária Federal (PFR) um dos veículos envolvidos estava com carga de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o que levou riscos de explosões ao local.

Não há previsão de liberação da pista. A PRF estuda desvios para os motoristas. Com informações do Yahoo Notícias.

Continue lendo

Facebook

Brasil

Ad

Mundo

Mais Vistas